A CRP - Cia Reflorestamento do Piauí, foi criada por alguns empresários de outros setores empresariais, que se uniram, com a intenção de criar uma nova Empresa Reflorestadora e criar Valor, num setor que o Brasil é forte e tem ainda inúmeras condições de crescer, sendo visto como oportuno o investimento em terras no Nordeste do Pais, mais precisamente no Piauí, terras estas, com condições excelentes de plantio, e agora com possibilidade de logística e uma genética do plantio adequada à região, propiciando ainda um desenvolvimento social da Região.

ImportâncIa das Florestas plantadas no Brasil

Para a economia brasileira e para a sociedade em geral, o setor de florestas plantadas contribui com uma parcela importante na geração de produtos, tributos, empregos e bem estar. o setor também é estratégico no fornecimento de matéria‑prima e produtos para a exportação e ainda contribui, de maneira direta na conservação e preservação dos recursos naturais.

No âmbito social, as atividades da cadeia produtiva do setor promovem a geração de emprego e renda, incluem pequenos produtores no sistema de produção, investem em programas de inclusão social, educação e meio ambiente em regiões de influência e, por fixarem as populações no campo, auxiliam também na melhoria da qualidade de vida nas áreas rurais.

Do ponto de vista ambiental, o setor de florestas plantadas contribui para a conservação das florestas nativas e promoção da biodiversidade, uma vez que oferece alternativa econômica sustentável de madeira proveniente de plantios florestais, o que evita o desmatamento de florestas nativas para igual finalidade econômica. contribui também para a manutenção dos regimes hídricos, fertilidade do solo e qualidade do ar e da água.

Nesse contexto, o presente capítulo descreve a contribuição econômica, social e ambiental do setor de florestas plantadas em 2011, mediante a apresentação de indicadores como o Valor Bruto da produção Florestal (VBpF), arrecadação de tributos e geração de empregos no país. além de trazer informações sobre os mecanismos de financiamento disponíveis para o setor, indicadores de desenvolvimento da população com relação à atividade florestal, bem como os programas de responsabilidade social e ambiental das empresas associadas da aBraF.

As metodologias adotadas e/ou desenvolvidas para o cálculo e estimativa das variáveis e indicadores apresentados neste capítulo estão descritas no capítulo 5 (notas metodológicas) deste anuário.

Valor Bruto da Produção do Setor de Florestas Plantadas


O Valor Bruto da produção Florestal (VBpF), resultado da multiplicação do preço dos produtos florestais pela respectiva quantidade produzida, é um dos principais indicadores do desempenho econômico do setor de florestas plantadas. em 2011, o VBpF estimado para o setor de florestas plantadas correspondeu a Brl 53,9 bilhões, ou seja, 4% superior em relação ao observado em 2010, em valores nominais (tabela 4.01).

O Valor Bruto da produção dos segmentos celulose e papel e painéis de madeira Industrializada, cujas estimativas foram efetuadas pela pöyry silviconsult e validadas pelas associações setoriais de cada segmento (Bracelpa e aBIpa), atingiram, em 2011, Brl 30,8 bilhões e Brl 5,5 bilhões, respectivamente. o segmento de celulose e papel destacou‑se como o setor que mais contribuiu para o VBpF nacional com 57,1%.

Em 2011, o VBpF da siderurgia a carvão vegetal foi de Brl 2,2 bilhão, ante os Brl 1,3 bilhão registrados em 2010. esse crescimento é explicado pela recuperação dos preços, em 11,4%, e pelo incremento do volume consumido de carvão vegetal, em 46,7%.

Para a indústria de madeira sólida, o VBpF estimado correspondeu a Brl 5,2 bilhões, frente a Brl 7,6 bilhões em 2010. o VBpF da indústria moveleira, por sua vez, passou de Brl 8,5 bilhões, em 2010, para Brl 10,3 bilhões em 2010, um acréscimo de 21,2%.

Arrecadação de Tributos

Segundo o IBGe em 2011, o pIB cresceu 2,7% em 2011, totalizando Brl 4,1 trilhões, fruto do crescimento do valor adicionado (2,5%) e dos impostos (4,3%). estimativas do Instituto Brasileiro de planejamento tributário – IBpt apontaram para uma arrecadação tributária equivalente a 36% do pIB, totalizando Brl 1,5 trilhões, um valor 15,5% superior ao arrecadado em 2010 (Brl 1,3 trilhões).

Os tributos arrecadados pelos segmentos associados às florestas plantadas, que foram calculados com base no Valor Bruto da produção e no percentual relativo à arrecadação tributária estimada (especificados no capítulo 5 – notas metodológicas), corresponderam a Brl 7,6 bilhões em 2011, o que representa 0,51% da arrecadação nacional (tabela 4.02).

*os artigos são retirados do Relatório da ABRAF

Designed by NeoWare